Postei no meu Snapchat as minhas diquinhas de remédios para a intolerância a lactose, e os posts tiveram muitos prints e recebi muitas mensagens sobre o assunto. Por isso percebi que existe um interesse no assunto, e resolvi postar aqui no blog também! :)

Em geral, eu evito comer qualquer coisa com lactose durante a semana (de segunda a sexta), a não ser que seja uma ocasião super especial. Prefiro fazer assim pois mesmo que exista a enzima lactase que podemos tomar, dizem que o corpo vai acostumando com ela, então é bom não exagerar.

Como sou muito intolerante, as vezes nem a enzima funciona. Então é super importante vocês falarem com um médico para pedir as orientações corretas, tá? Eu só vou dividir aqui as dicas que funcionam para mim! :)

Nos finais de semana, quando me libero para comer algo com lactose, sempre tomo a enzima lactase, para auxiliar na digestão. Existem alguns remedinhos que contém a enzima. Para quem vai viajar, ou conhece alguém que vai, em qualquer farmácia americana é possível encontrar o Lactaid Fast Act. Basta tomar logo antes da primeira mordida do alimento com lactose, e pronto! O importante é saber que se for MUITA lactose, é melhor tomar 2 comprimidos. E também que depois de meia hora, a enzima é absorvida pelo corpo, então é importante tomar mais um se continuar ingerindo a lactose.

LACTAID

Aqui no Brasil, existem opções como o Lacday e o Lactosil. Eu acabo preferindo o Lactaid pois acho mais prático, mas claro que quando acabam os meus comprimidos, recorro as opções nacionais!

lactosil

lacday

Tem muita gente que não sabe disso, mas queijos e leite de ovelha e cabra não contém lactose. Então eu sempre dou preferência ao queijo de cabra, ou o chèvre, queijo pecorino, e também o feta. O Iogurte de ovelha é mais pesado, mas dá para acostumar.

Os produtos “sem lactose” do mercado, geralmente são nada mais do que produtos derivados do leite, que também tem em sua composição a enzima lactase. Ou seja, é como se você estivesse tomando um desses remédios que falei acima. Por isso, é importante tomar de vez em quando, preferindo produtos que realmente são sem lactose como o leite de amêndoas, leite de arroz, iogurte de ovelha, etc.

Também mostrei no meu Snap o remédio que eu tomo quando tenho os sintomas da intolerância (as vezes exagero hehe). Sinto a barriga inchar muito, fico super estufada, com muitas dores. O que eu mais amo, infelizmente é gringo também, e se chama Gas- X. Se alguém da família estiver indo pra Gringa, pede pra trazerem várias caixas que vale super a pena! Haha!

gas ex

Mas também tem a versão brasileira dele, um pouco mais fraca mas igualmente eficaz, o Luftal Max!

luftal

Sei que o diagnóstico da intolerância vem como uma bomba para quem não imagina que tenha isso. Recebo muitas mensagens de leitoras e seguidoras me perguntando como eu lido tão bem com isso, pois acabaram de descobrir e estão super tristes.

Fiz um post sobre isso aqui,contando como foi quando eu descobri a intolerância. Hoje vejo como parte de quem eu sou. O ser humano é super adaptável, e é muito bom descobrir o que te faz mal e o que te faz bem né? Existem tantas coisas piores, que me sinto muito sortuda de ter apenas uma pequena intolerância!

Quem quiser falar mais comigo sobre isso, deixa um comentário que responderei por aqui com o maior prazer! :)

Espero que tenham gostado das dicas! :)

Beijinhos,

Fabi