Postei no meu Snapchat as minhas diquinhas de remédios para a intolerância a lactose, e os posts tiveram muitos prints e recebi muitas mensagens sobre o assunto. Por isso percebi que existe um interesse no assunto, e resolvi postar aqui no blog também! :)
Em geral, eu evito comer qualquer coisa com lactose durante a semana (de segunda a sexta), a não ser que seja uma ocasião super especial. Prefiro fazer assim pois mesmo que exista a enzima lactase que podemos tomar, dizem que o corpo vai acostumando com ela, então é bom não exagerar.
Como sou muito intolerante, as vezes nem a enzima funciona. Então é super importante vocês falarem com um médico para pedir as orientações corretas, tá? Eu só vou dividir aqui as dicas que funcionam para mim! :)
Nos finais de semana, quando me libero para comer algo com lactose, sempre tomo a enzima lactase, para auxiliar na digestão. Existem alguns remedinhos que contém a enzima. Para quem vai viajar, ou conhece alguém que vai, em qualquer farmácia americana é possível encontrar o Lactaid Fast Act. Basta tomar logo antes da primeira mordida do alimento com lactose, e pronto! O importante é saber que se for MUITA lactose, é melhor tomar 2 comprimidos. E também que depois de meia hora, a enzima é absorvida pelo corpo, então é importante tomar mais um se continuar ingerindo a lactose.
Aqui no Brasil, existem opções como o Lacday e o Lactosil. Eu acabo preferindo o Lactaid pois acho mais prático, mas claro que quando acabam os meus comprimidos, recorro as opções nacionais!
Tem muita gente que não sabe disso, mas queijos e leite de ovelha e cabra não contém lactose. Então eu sempre dou preferência ao queijo de cabra, ou o chèvre, queijo pecorino, e também o feta. O Iogurte de ovelha é mais pesado, mas dá para acostumar.
Os produtos “sem lactose” do mercado, geralmente são nada mais do que produtos derivados do leite, que também tem em sua composição a enzima lactase. Ou seja, é como se você estivesse tomando um desses remédios que falei acima. Por isso, é importante tomar de vez em quando, preferindo produtos que realmente são sem lactose como o leite de amêndoas, leite de arroz, iogurte de ovelha, etc.
Também mostrei no meu Snap o remédio que eu tomo quando tenho os sintomas da intolerância (as vezes exagero hehe). Sinto a barriga inchar muito, fico super estufada, com muitas dores. O que eu mais amo, infelizmente é gringo também, e se chama Gas- X. Se alguém da família estiver indo pra Gringa, pede pra trazerem várias caixas que vale super a pena! Haha!
Mas também tem a versão brasileira dele, um pouco mais fraca mas igualmente eficaz, o Luftal Max!
Sei que o diagnóstico da intolerância vem como uma bomba para quem não imagina que tenha isso. Recebo muitas mensagens de leitoras e seguidoras me perguntando como eu lido tão bem com isso, pois acabaram de descobrir e estão super tristes.
Fiz um post sobre isso aqui,contando como foi quando eu descobri a intolerância. Hoje vejo como parte de quem eu sou. O ser humano é super adaptável, e é muito bom descobrir o que te faz mal e o que te faz bem né? Existem tantas coisas piores, que me sinto muito sortuda de ter apenas uma pequena intolerância!
Quem quiser falar mais comigo sobre isso, deixa um comentário que responderei por aqui com o maior prazer! :)
Espero que tenham gostado das dicas! :)
Beijinhos,
Fabi, gostei muito! Não tenho intolerância, mas foi ótimo seus esclarecimentos sobre assunto, é sempre bom saber algo a mais. Obrigada!
Que bom que gostou! :)
Fabi bom dia tenho 2 filhos que tem alergia a lactose, só que eles não ficam apenas nas dores estomacais não costumam dar tosse com catarro e as vezes até febre. Sera que se eles tornarem o lacday vai resolver isto, porque quando ataca a lactose com eles é severa. Me tire essa duvida
Olá, desculpe me intrometer, porém alergia à lactose é diferente de intolerância à lactose. O Lacday (e outros remédios que possuem a enzima lactase) é indicado para a intolerância à lactose, que está relacionada à problemas de digestão.
Já a alergia à lactose é relacionada ao sistema imunológico, bem mais séria e, na maioria das vezes, a única solução é só a interrupção do consumo da lactose. Então o Lacday não iria ajudar.
O melhor a fazer é consultar um alergista, que vai falar direitinho como deve ser a dieta dos seus filhos diante dessa alergia.
Daniel, o que seus filhos tem, não é intolerância à lactose e sim alergia à proteína do leite. O meu filho tem alergia e os sintomas são esses descritos por ti. Não existe alergia à lactose, e sim alergia à proteína do leite e intolerância à lactose. Aqui em casa todos têm problemas com leite (alergia e intolerância).
Acabei de descobrir a intolerância e tô tendo bastante dificuldade com os remédios para isso,estou fazendo como você me permitindo somente nos fins de semanas comer algo com lactose porém sinto muito falta dos alimentos e geralmente mesmo com a ajuda da enzima continuo com os sintomas,dicas?
Bom dia! Mais de 70% da população do mundo tem algum tipo de intolerância à leites e derivados. Muitas não percebem porque ela vem como uma simples dor de cabeça, um cansaço inesperado, inchaço, entre outras causas. É muitas vezes elas acham que essas causas tem haver com outras coisas do seu dia. Quando deixamos de ser crianças, o corpo diminui muito a produção das enzimas lactase, deixando claro para o corpo que a fase de amamentação já acabou. Por isso que grande parte da população do mundo tem tanta intolerância. Segundo o Dr Lair Ribeiro,Liderança o leite de vaca foi feito para o bezerro, e não para nós humanos, que já tivemos nossa cota de amamentação quando criança. É faz todo sentido, porque além dos seres humanos no planeta, qual outro mamífero bebe leite depois de adulto? Nenhum!!!
Umas das coisas que poderia ajudar muito, é o governo intervir criando uma lei, onde toda produção de leite e derivados destinados a consumo humano, já fossem produzidos sem lactose. Pois o sabor dos leites e derivados “com ou sem” lactose é o mesmo.
Eu desconfiei quando comecei a sentir estes estufamentos depois de certos alimento, dores muito fortes..muitas vezes não conseguia sair da cama de tanto me contorcer de dor.Tem uma parte da minha história que é bemm bizarra.Um belo dia cheguei ao hospital (Copa D’or aqui no Rio), com tanta dor abdominal, e dois médico já estavam me me dizendo que eu iria precisar operar apendicite.grrrr..Oi?Como assim?Como eu já sabia do meu belo histórico de de dores, chamei um terceiro médico.O foi tão legal e me revirou toda.E batata, eu estava um nível bem dramático com a intolerância a lactose.Meu marido ficou bobo coitado!rss. Como eu amoo comer uma pizza, e sou uma chocólatra, tomo os meus cuidados com alguns remédios também, e tento viver de uma forma mais saudável.Comentei com o meu médico a respeito dos alimentos que vendem no mercado zero lactose, pois sempre que eu usava, sentia um pouco de dor e estufamento também.Ele me respondeu a mesma coisa que você colocou aqui. Alguns destes remédio eu não conhecia. Muito obrigada pela dica.E realmente, é um problema tão pequeno perto de outros!!Mil beijos pra ti :)
Obrigada!!
Nossa! Mas que bom que você descobriu né? Eu fiquei “boba” igual seu marido quando descobri a minha! A gente se sente muito tchonga né? Como vivemos tanto tempo com isso sem saber. Mas o grau da intolerância vai aumentando com o tempo… Então deve ser por isso! Quando tinhamos uma intolerância leve, nem devíamos perceber, né? Beijinhosss e obrigada pelo comentário aqui :)
Oi Fabi!! Me descobri intolerante assim que engravidei, apareceu na verdade como aparece em algumas gestantes o diabetes gestacional (meu médico até brinca dizendo que tenho uma “intolerância gestacional” rsrs. Mas diferentes da maioria dos intolerantes, eu NUNCA tive nenhum tipo de reação como desconforto intestinal ou dor de cabeça ou dor de estômago, minha alergia SEMPRE foi na pele! Uma reação extremamente forte que foi aumentando conforme a gestação foi evoluindo. Por conta da gestação não é recomendável fazer aquele teste específico para saber se é intolerância ou alergia, a menos que seja uma crise muito grave, daí faria internada para acompanhamento do meu bebê – mesmo sabendo que as reações do meu corpo com a alergia não atingem meu filho, o teste ingerindo lactose pura seria sério demais nesta fase.
Outra coisa é que não temos como saber se a intolerância (ou alergia) é minha, do meu bebê ou se veio na gestação e depois vai embora, quando ele nascer – minha Nutri acredita que depois que ele nascer tudo vai voltando ao normal.
Importante dizer também que assim que descobri uma alergia estranha já fui direto na alergista que no mesmo dia me encaminhou para a Nutricionista e faço acompanhamento desde então, para saber o que posso comer nessa fase, e nos 3 primeiros meses da gravidez (ou seja, até me acostumar rs), eu tinha crises muito fortes e ia constantemente ao hospital para tomar corticoide na veia =/ isso porque anti-alérgico “de farmácia” só retarda o tempo de avanço da alergia, não a alergia em si.
É importante dizer também que muitas pessoas (acredite) não sabem o que é lactose!! Eu mesma estava num evento e mesmo perguntando pra pessoa que fez o alimento servido se tinha ou não lactose naquilo, se era feito com leite ou alguma coisa que tinha leite, a pessoa me disse que não – resultado: em 3h eu já estava inchada e com a pele toda cheia de alergia (isso porque estou grávida!).
Muitas pessoas ainda acham que isso é frescura ou simplesmente não dão tanta importância para isso, mas é como uma alergia a remédios! É perigoso igual! Sua glote pode fechar, o tempo de reação para alergia do corpo vai diminuindo, então o que no começo levava 1 ou 2 dias para aparecer, para o corpo reagir, hoje já leva 2 horas! Então imagina a correria pra ir pro hospital =/
É muito bom saber que temos pessoas públicas como você falando de produtos legais, de alternativas para quem precisa e não sabe pra onde correr.
Eu estou sem lactose desde o início da gravidez e ficarei durante todo o período de amamentação também para evitar que meu bebê sofra, caso seja dele essa alergia. Não faço uso de nenhuma enzima (estou sem pizza!!! hahaha), mas digo que meu cabelo, minhas unhas, minha pele, nossa!!! Tudo melhorou! E minha alimentação está 100% saudável desde o início da gravidez, então me sinto muito feliz com isso.
Você é uma querida!!!
Beijos =)
Olá. Gostaria de fazer uma observação super importante.
O que você descreveu é a alergia ao leite, bastante diferente e bem mais perigoso que a intolerância a lactose. Ou seja seu sistema imunológico reage quando á ingestão do leite, aparecendo os sinais na pele, fechamento de glote e outros sinais comuns as demais alergias. Já a intolerância a lactose é apenas a má digestão da lactose ou nenhuma, e os efeitos disso é o surgimento de gases e fermentação no intestino da lactose, causando a diarreia. Mas esses sintomas da intolerância a lactose são muito mais brandos que a da alergia ao leite.
Outra observação a ser feita é que a intolerância a lactose pode ser driblada com o uso de medicamentos enzimáticos (lactosil) diferente da alergia.
Olá George..concordo com seu comentário.Depois de muito tempo tendo esses sintomas que você descreveu foi que passei a dar atenção ao meu problema,sentia náuseas o dia todo,muito gases que sentia muitas dores na barriga,peito e costas e mal estar,isso tudo consectivamente.Me consultei com Gastro,fiz os exames:endoscopia,intolerância a glúten,intolerância a lactose,transglutaminase,colonoscopia e retosigmoindoscopia.Todos deram negativos,só o intolerância a lactose deu positivo.Passei a tomar Lactosil e hoje tenho uma vida normal,não que eu exagere na alimentação,pois passei e ser muito vigilante nisso.O gastro me disse que esse mal vem devagar sem dar aviso e que só iremos perceber que temos esse mal quando começamos a ter os sintomas.Graças a Deus que para esse mal há tratamento.
Eu tbm sinto fortes dores de cabeça, náuseas, vômitos e dores no corpo todo qndo como algo que tem lactose. Já fiz os exames, deu somente a intolerância a lactose. Esse lactisil é bom? Pq acho que o meu gastro não é muito bom, só né disse assim: Vc tem intolerância a lactose, corte tudo que tem leite. Eu perguntei tem algo que posso tomar? Tem cura? Ele disse não tem cura, e não tem remédios pra isso. Choro desesperada por vontade de comer pizza, brigadeiros em festa, chocolates ao leite. E eu não sabia que existia essas enzimas.
Fabi, como intolerante há muito tempo, preciso alertar: Todos os leites de origem animal possuem lactose em sua composição. Até mesmo o leite materno!! Os alimentos como iogurtes e queijos podem ter a lactose eliminada por causa do processo natural de fabricação. Se o queijo foi 0% carboidrato, ele não tem lactose, justamente porque a lactose é o açúcar (carboidrato) do leite. E isso vale inclusive para os de vaca. :)
Quantos aos leites, ou eles já tem a enzima, ou para serem naturalmente sem glúten, são de origem vegetal.
Beijos!
Acho que depende de cada um. A minha médica nutróloga me recomendou iogurtes e queijos de cabra e ovelha, eu sou MUITO intolerante e nunca passei mal. Por isso indiquei eles aqui. Mas cada um segue as orientações que forem melhores para cada estilo de vida né? Beijinhos!
Desde junho comecei a sentir um monte de coisas, vômito, diarréia, enjoou, dores na cabeça e na costa, prisão de ventre, fraqueza, anemia, tontura, muita flatulência, perdi 12 kilos, enfim, comecei a fazer um monte de exames, fiz até endoscopia, atestou gastrite com h. pilory, até aí tudo bem, fiz o tratamento certinho e nada de melhorar, pensei que estava até com câncer no intestino, uma amiga me indicou um outro gastro, disse que ele era muito bom. Procurei esse homem um mês, achei e agendei a consulta, relatei o que sentia, ele já sabia mas resolveu passar outros exames pra confirmar, incluindo esse de intolerância a lactose. Chegou o resultado voltei com ele, graças a Deus deram todos normais, só o de intolerância a lactose que não, mas ele muito atencioso, me explicou tudo direitinho, me passou lactosil, graças a Deus melhorei
Esse remédio e ótimo, me disse que tenho que levar na bolsa pra onde eu for, colocar o pó do sachê em tudo que eu fosse comer que tivesse leite e seus derivados.
Graças a Deus e a esse gastro, já estava até me despedindo dos meus familiares que já ia morrer kkkkkk
Aff, sem lactose ali, não glúten! >.<
Nossa Fabi, muito obrigada, me mudei para a Polônia há pouco tempo e percebi aqui os sintomas que você mencionou, estava mesmo pensando como ia fazer para solucionar isso. Minha alimentação no Brasil era mais a base de frutas,verduras legumes e aqui é bem mais difícil de encontrar. Para não sair muito da dieta comecei a tomar com frequência, iogurte e comer mais queijo, nossa!!! há dias não durmo…Não sei como passarei no médico aqui, mas vou tentar pelo menos achar algo que me ajude, e quando voltar ao Brasil para visitar a família, passo em consulta. Parabéns pelo blog, eu adoro!!! e os snaps tb…. ;-) beijos e sucesso
Adorei as dicas! beijinhos
Ai Fabi você é maravilhosa, adoro seu blog, agora seus vídeos, seu instagram mas meu preferido mesmo é o snap. Você sempre me responde e fico super feliz, saio contando “gente a Fabiana Justus me respondeu olhem gente”; Tenho intolerância há dois anos mas nunca me arrisquei a tomar essas enzimas, só tomo o Luftal pra caso as dores fiquem mais fortes; nunca comentei com meus médicos mas tenho medo de tomar alguma dessas enzimas, comer uma pizza – chocolate – bolo e passar mal (diarreia, cólicas, inchaços, etc); isso já aconteceu com você? Obrigada pela dica! Vai viajar sexta, então… Boa Viagem e não some do snap! Adoro você, obrigada por sempre me responder com carinho! Beijosss
Eu descobri a pouco tempo e tô ssuper perdida … tô na fase nãosei o que comer … sinto ssó meu estômago estufado e as dores … fora que tudo que eu gosto tem lactose … mas tb penso que problema tão pequeno …. mas as suas dicas são ótimas … fale mas sobre alimentação por favor …
Super interessante às informações… acabei de descobrir minha intolerância a lactose à menos de 15 dias… estou bem perdida!!!
Fabi, te sigo no snap e te assisto todos os dias!
Eu vim ler e post e te perguntar uma coisa: como tu sabe que as coisas que são lacfree possuem a enzima? Tipo, como tu faz para ver isso? Porque eu compro queijo/doce de leite/leite sem lactose, tem vários no mercado agora e achei ótimo, mas quando tu falou isso fiquei pensando… Tem como saber o que possui a enzima e o que é realmente sem lactose completamente?
Muito obrigada! Por exemplo teu eu deixo a enzima só para ocasiões especiais e finais de semana também.. Descobri há 6 meses, não é fácil, mas já estou me acostumando!
Beijos :)
Só olhar os ingredientes, la vai estar escrito enzima lactase se for feito com leite de vaca. Se nao tiver a enziima na composição vc vai ver outro tipo de leite lá: Soja, de arroz, de amêndoas… ou nenhuma adição de leite.
Oi Fabi! descobri minha intolerância a lactose fazem 3 anos porém também tenho intolerância a glúten.Então eu tomo um grande cuidado e adorei suas dicas de produtos nacionais, eu só conhecia os de fora que realmente valem muito a pena! Parabéns pela iniciativa de abordar esse assunto aqui, pessoas que recém descobriram a intolerância ficam muito ”assustadas” e você deixo tudo isso muita mais claro!
Parabéns e boa semana!
Obrigada! Que bom que gostou! :)
Você é uma querida e estou amando seus post!
Obrigada linda!
Fabi,
Descobri há pouco minha intolerância, que já desconfiava faz um tempinho na verdade. Haha fiquei super triste com o resultado do exame, mas depois a gente acostuma e leva numa boa. :)
Um dica: Quando eu exagero (mesmo tomando enzima), e passo mal, o que faço é tomar probióticos porque ajudam a regenerar a flora intestinal, daí os desconfortos diminuem. Uso o da Essential, que vêm em saches individuais e são ótimos pra carregar na bolsa. ;)
Bjs.
Oi, adorei ler. Eu também fiquei triste ao saber há dois meses e ainda não estou acreditando apesar de já estar usando produtos sem lactose. Parece que o lacday não está funcionando muito , apesar de usar eventulamente..
Abraços
O lacday e o lactosil sao comprimidos mastigaveis? Tem alguma opcao que seja em capsula? Obrigada
Oi linda!
Eu costumo tomar o Lactaid, ele é um comprimido!
Mas o ideal é perguntar para o seu médico qual deles será melhor para você! :)
Beijinhos!
Fiquei com dúvida sobre como usar o lacday. A bula diz que é na preparação de alimentos com lactose. Mais eu pensei que fosse pra engolir com água antes e depois de consumir alimentos com lactose. Aliás, que bula mais restritiva! Bem, você sabe dizer se pode ser simplesmente engolido com água antes de consumir algo com lactose??
Oiii Fabi !!!! Eu aconselho a Hipnose ..Tem uma resposta muito boa sobre a intolerância,capaz de trabalhar a mente..meu insta é @fabiobiola add te falo mais sobre a hipnose eca intolerância a lactose …Abraço
Amei. Tenho intolerância. Troquei para esse lacday porém ainda passo mal. Tenho que tomar uns dois para fazer efeito, esperar acabar para trocar. Evito comer também. Como apenas em alguns fins de semana e ocasiões especiais, pois ouvi falar também que o organismo acostuma. Mas não tinha pensando ainda nos alimentos sem lactose que contém a enzima. Tentar mudar a dieta… vlw a dica
Oi Tha!
Acho que vale a pena tentar reduzir a lactose! :)
Pelo menos para você descobrir a melhor forma de lidar com a intolerância, e diminuir o mal estar!
Obrigada pela mensagem!
Beijinhos!
Fabiana, descobri que tinha gastrite aos 20 anos de idade, e sempre me sentia mau quando ingeria alimentos derivados do leite e pensava que era sintomas da minha gastrite, meu gastro nunca me recomendou que fizesse o exame de sangue para saber se era intolerante, quando ouvir falar da intolerância a lactose pela primeira vez já tinha 30 anos de idade, fiz o exame ano passado e fui diagnosticado, foi quando passou a ser a “doença do momento” ficou mais comum na mídia e a indústria alimentícia passou a produzir mais “alimentos sem lactose”, mês passado pedir para manipular um medicamento com a enzima lactase porque pensava por pura ignorância que aqui no Brasil só vendia este tipo de medicamento em farmácia de manipulação, foi quando descobrir que também vende em farmácias comuns, estava procurando/pesquisando na internet qual o melhor medicamento para comprar pela primeira vez em farmácia comum quando encontrei o seu blog, tirou muitas dúvidas e me ajudou muito PARABÉNS pela iniciativa e pelas super dicas, uma amiga já havia me falado que vendia esse tipo de medicamento em farmácias comuns nos Estados unidos, vou encomendar com certeza e mais uma vez muito obrigado.
Parabéns pra vc q consegue usarvo Luftal. Até a lactose dele e de muitos outros medicamentos me faz mal…
Os comprimidos gelatinosos não tem lactose
O Luftal Mac não contém
Oi Fabi adorei suas dicas pois tenho tolerância a lactose e também tenho refluxo que mim atrapalha muito tenho que ficar em dieta constantemente e um saco quando saio da linha sofro pra caramba. referente aos gases e dores abdominais eu tomo luftal max com buscopan e tiro e queda mais só resolve se tomar os dois juntos foi uma medica que fez um exame do abdome total e mim disse que o resultado tava normal que o meu problema era só muitos gases. Obrigada pela atenção. bjs.
Oi linda!
Obrigada pela sua mensagem!
Que bom que você se identificou com esse post!
Fico super feliz em agradar minhas leitoras queridas!
Beijinhos! :)
Oi … Tbm gostaria de saber como diluir o lacday
Em água ? Leite comum ? Leite sem lactose?
olha só…lácteos de cabra e ovelha tem sim lactose…tanto que eles adicionam lactase nos produtos para intolerante. Pode conferir os ingredientes.Também me senti enganada quando descobri..hahaha..
http://semlactose.com/index.php/2012/02/07/10-mitos-e-verdades-sobre-a-lactose/
Na verdade o LacDay é holandês e não nacional :)
Olá Fabi…Amei seus posts sobre sua experiência com a intolerância a lactose…Descobri a pouco tempo, consegui tirar bastante coisa da minha alimentação, mas não por completo. Acho os produtos muito caros kkkk, e pelo menos, na minha cidade, não tem muita opção…..mas no que consegui, retirei!!! Acabei de comprar o Lacday mas ainda não tomei nenhum rs!! Como você consome ele? Com água?
Pois é, Carol, eu também gostaria de saber como consumir o Lacday e o Lactanon, pois eles vêm em formato de comprimidos dispersíveis. Segundo o laboratório que fabrica o Lactanon, devemos dissolver o comprimido no alimento lácteo ou na preparação de bolos, pães etc. Achei que o comprimido dissolvesse fácil, pois na caixa diz que ele é dispersível, porém tivesse que amassá-lo, colocá-lo na bebida e misturá-lo bem. Não achei prático, pois se estivermos em um restaurante, por exemplo, fica mais complicado amassar o comprimido e dissolver no alimento.
Eu li que não precisa dissolver, pode engolir normalmente. Só é bom tomar líquido caso for tomar leite puro, ou tomar meia hora antes se for tomar leite normal, ou líquidos com lactose.
Ao parecer, a bula está incompleta. Dá uma olhada:
http://www.reclameaqui.com.br/15524898/ems-sa/lacday-com-informacoes-imprecisas-na-bula/
Não é necessário dissolver o medicamento em água, basta ingerir com um pouco de água. Em pouco tempo será dissolvido pelo suco gastrico.
Olá Fabi!
Eu tenho intolerância e quando consumo esses chamados sem laçtose, é como se eu tivesse tomado um copo de leite puro. Foi muito esclarecedor algumas coisas que você citou eu não sabia….eu comprei hoje o lacday, a primeira coisa que me deu vontade de fazer foi ir a uma pizzaria, mas hoje não vai dar, talvez amanhã,estou doida pra saber se vai dar certo….a anos que não tomo sorvete! Valeu!!!
Vc possui outro canal para conversarmos? Descobri hoje que tenho essa tal de intolerância….
Fabi, descobri a intolerância à lactose a duas semanas e fiquei muito atrasadas!!!
Só tenho 18 anos e estava passando super mal, diarreias quase todos os dias… Quando vejo vocês falando das gases fico com “invejinha” pq acho bem melhor do que o vômito e a diarreia … Por conta desses sintomas ruins e sem saber que tinha a intolerância fiz inúmeros exames pra só depois descobrir o que de fato estava acontecendo comigo. Agora vou procurar uma nutricionista para me auxiliar e o meu gastro receitou o lactosil para mim, mas mesmo depois de tirar a lactose da minha alimentação tenho sentido dores de barriga com diarreia principalmente quando saio de casa, temo que isso esteja intimamente ligado ao meu psicológico pq fiquei tão afetada que quando saio tenho medo de acontecer de novo ( passei por episódios ruins com diarreia em locais públicos etc) e tenho a mesma dificuldade que vc, quando fico muito nervosa me dá dor de barriga … ( Assisti ao vídeo 50 fatos sobre vc hahahaha) e pelo medo e nervosismo mesmo parando a lactose continuo sentindo náuseas diarreia em locais publicos … Nao sei se pq só tem 2 semanas meu organismo ainda ta sofrendo as consequências ou se meu nervosismo tem me prejudicado. Estou ficando angustiada com a situação … Beijos , aguardo sua opinião!
Quis dizer arrasada ao invés de atrasada…
Kay, tenho o mesmo problema que vc. Por conta disso passei a ter crises de ansiedade, era colocar o pé na rua que passava mal. Tomo remédio pra ansiedade até hoje. Tb precisei ir ao psicólogo. Eu tinha medo de sair, de viajar… Fiquei uma ano sem sair de casa pra qq tipo de lazer. Ainda nao faço viagens de carro, só se for curtinha, até duas horas. Passou disso só se for de avião. Tb nao faço uma serie de coisas que dificultem a ida ao banheiro.
Olá, Fabiana, tudo bem?
Como você utiliza o Lactosil quando vai comer, por exemplo, pão com queijo ou requeijão? Você toma o pó misturado com água um pouco antes de ingerir esses alimentos com lactose ou joga o pó em cima do queijo ou do requeijão? Estou perguntando, pois minha médica gastro ensinou a tomar o pó com água antes de ingerir alimentos com lactose. Já o laboratório APSEN recomenda, se for comer algo sólido, jogar o pó em cima do alimento e comer. Fiquei meio confusa…
Irei viajar em breve e, com certeza, trarei alguns LACTAID, pois penso que é mais fácil. O LACTAID vem numa versão mastigável e há outra para engolir o comprimido, não? Qual você acha melhor?
Ótima a matéria! Também prefiro evitar os alimentos derivados do leite e tomo só em último caso os remédios! É tão boa a sensação de não estar inchada e com dores que levei numa boa a noticia da intolerância quando fiz o exame! Me sentia enorme, engordando e não sabia o que era! Agora me sinto leve, a sensação e otima! E obrigada pela informação dos alimentos com zero lactose, porque tomo esse leite todo dia, agora vou perguntar pata meu medico se corro o risco do corpo se “acostumar ” e depois não puder mais tomar!
Valeu mesmo pelas dicas!!!!!! Bjooo
Carmen, eu tenho IL tbm, e me sinto inchada, e desde que descobri eu só engordei e não consigo emagrecer de jeito nenhum, afinal eu continuo consumindo os alimentos mesmo tendo vários sintomas… Depois que você parou de consumir alimentos com lactose você emagreceu?
Fabiana, meu nome é Patrícia e gostaria de estabelecer contato com você via e-mail para tratar sobre esse assunto. Sou propagandista e trabalho com produto que atende a esse público.
Fabi, agora existe no Brasil o produto PARALAC semelhante ao Lactaid… Produto nacional semelhante ao importado. #ficaadica
Olá. Adorei seu post.
Sempre tive desconforto ao ingerir alguns alimentos e não imaginava ser causada pela lactose.
Até que há uns 3 meses meu gastro pediu para cortar a lactose da minha dieta e realmente mudei de vida. Porém não consigo resistir à algumas comidas que deriva dela. Por isso ele me passou o lactosil em comprimido. Mas ele não vem com bula e eu fico sem saber se tomo um ou dois comprimidos.
Há alguns dias comi um peço de queijo e salada de frutas com uma calda de caramelo. Tomei um comprimido. Passei mau da mesma forma. Agora estou com medo de comer outra coisa por que não sei quantos comprimidos devo ingerir. Quando você come um pedaço de bolo por exemplo, toma um ou dois comprimidos? Quem puder me ajudar, agradeço. Faz pouco tempo que descobri.
Maria, pelo que sei, o Lactosil em comprimido dispersível também deve ser usado da mesma forma que os outros dispersíveis, como o Lactanon e o Lacday. Quando entrei em contato com o laboratório que fabrica o Lactanon, o Novaquímica, eles me disseram que devo usar o comprimido dispersível na preparação de alimentos com lactose e não ingeri-lo antes de comer alimentos lácteos. Pelo que entendi, devemos dissolver o comprimido dispersível e misturar ao alimento com lactose. A bula do produto não explica direito.
Ok. Deve ter sido por isso que não está fazendo efeito. O médico pediu para eu ingerir o comprimido. Agora ficou mais difícil,Deveria ter comprado o sachê.
Obg pela atenção
Liga no 0800 da empresa que fez o remédio
Oii, estou com alguns sintomas de intolerância a lactose.. Desde que percebi que leite e derivados estavam fazendo mal, eu comecei a diminuir o consumo… Mas, as vezes eu tomo leite ou seus derivados, depois fico com a barriga inchada, ou gases e até mesmo diarréia.. Vou fazer o exame pra confirma se é realmente.. O que vcs acham ??
Oi linda!
O ideal é fazer o exame mesmo! :)
Obrigada pela mensagem!
Beijinhos!
E esse PARALAC vende nas farmácias? É um comprimido mastigável ou para ingerir?
Oi me identifiquei muito com o que escreveu, no início não é fácil, adaptação difícil, comecei tomando lacday mas não senti melhoras, aí foi quando viajei e minha médica indicou o lactaid e foi ótimo! Não fico mais sem ele.
Gostei das dicas que deu. Obrigada!
Oi Fabi, amando o blog e as dicas!! Diagnóstico de intolerância so veio depois de muito sofrimento, lendo as mensagens, me identifico com a maioria. E recomendo… Lactose só nas exceções mesmo e com lactase junto. Mas quando não funciona , o “digeplus” ajuda muito!! Beijos
Então, eu tomo o lactosil. Mas eu n sei o quanto do alimento cm lactose eu posso comer. Eu tenho essa dificuldade. Por exemplo tomei um sache de lactosil e tô num aniversário quero comer docinho, quanto do docinho posso comer? Intende? Eu fico confusa cm isso. Se alguém puder me explicar..
Bom dia Fabi. Agora que conheci o seu blog pois creio que tb sou intolerante à lactose e estou buscando informações. Faz três semanas que meu intestino não anda normal, mas cólicas, só tive umas 2 vezes nesse tempo. O que mais incomoda são os gazes e a quantidade pequena que sai de fezes, não sei se isso também acontece ou aconteceu com vc…. bom, em todo caso, vou fazer uma experiência com a enzima Lacday pois observei que acontece sempre que consumo derivados do leite ou com gluten. Obg pelas dicas
Boa tarde descubri hoje que sou intolerante a lactose a mesica me passou lactosil mais nao me explicou direito lina caixa mais la sò fala de preparo de alimento e nao se vou come algo pronto tenho duvida vc pode me explicarcomo faço. Obrigada
esse suplementos gringos que vc citou possuem no site BR chamado BIOVEA, eu costumo comprar nesse sites suplementos de fora , realmente essa enzima lactase e o esse simeticona é muito bom , os nacionais são uma porcaria…
Olá.. gostaria de saber o valor do lactaid nos EUA. Obrigado
Olha, eu estive lá nos EUA em setembro e paguei cerca de 15 dólares a caixa com 60 comprimidos mastigáveis.
Oi Fabi, seu post me ajudou muito …
Me identifiquei de cara …
Eu sou a rainha do drama e quando comecei a passar mal pirei, depois que li seu posto me acalmei
É um saco essa intolerância tô na fase de me acostumar com essa vida ..:
Bjs
Olá Fabi, descobri minha intolerância faz pouco tempo, tenho intolerância baixa, minha gastro me indicou o lactosio para tomar ela falou q tenho que tomar é esperar meia hora para comer algo de lactose, gostaria de saber como é o seu processo em relação ao lactosil?
Oi Fabi! Há uns 5 anos descobri minha intolerância a lactose. No início conseguia comer e o efeito não era tão ruim assim. Apenas a barriga inchada, dor abdominal, diarreia. Com um tempo comecei a sentir tonturas e enxaquecas. Cheguei até a procurar um Otorrino pensando ser labirintite. Mas o exame deu negativo. Então passei a observar e constatei que era da intolerância. Hj eu raramente como algo que contenha lactose, mesmo tomando a enzima eu ainda fico com receio. Porque as vezes funciona e outras não. E muitos produtos Zero lactose que se encontra no mercado acho que não tem a quantidade de enzima certa. Espero encontrar uma que faça o efeito desejado. Valeu as suas dicas. Abraço!
Olá Fabiana!
Você possui indicações também de polivitamínicos que podem ser ingeridos por intolerantes à lactose?
O cansaço físico e mental incomoda muito, porém a maioria dos medicamentos possuem a lactose na sua composição.
Abraço.
Oi achei super bom só tenho uma dúvida quem é intolerante a lactose pode tomar lombrigueiro ?
Achei super legal suas dicas minha filha eh intolerante já dei alguns remédios mas tbm não tive sucesso espero que melhore logo enquanto isso vamos lendo e descobrindo coisas novas com que passa por isso tbm
Legal suas dicas, eu estou começando nessa vida agora.. achei bem util mesmo.. Ouvi falar muito bem do Lactaid, ja estou tentando conseguir pra mim.. Uma duvida sobreo lacday, eu tomo ele como comprimido ou tenho que dissolver ele na agua? Obrigado
Amei o artigo. Mas gostaria de saber se resolve p quem tem intolerância em.forma de alergia e q não seja intestinal. Obrigada.
Oiii
Eu amei ler estas dicas , pois sofro muito com isso, descubri pouco tempo que tenho intolerância à lactose sofro muito com isso pois esqueço que muitos alimentos Tem leite aí eu como me dá gases início do mês arrotar ficou com a minha barriga enorme eu tomo lactosil sachê todo dia da manhã todo dia não só quando eu quero comer alguma coisa que contém leite mas parece que ele não me adianta muito eu faço ele com um pouquinho da água foi assim que me ensinaram fazer eu li na bula e vi que tinha que ferver com leite alguma coisa assim parecida mas não é o meu caso não sei fiquei meia confusa sobre o lactosil sachê se alguém tem alguma dica sobre o lactosil sachê e puder me passar agradeço.
Kelly, você precisa usar a enzima no produto que vai consumir.
Por exemplo, se vai tomar um leite, você dissolve a enzima no leite.
Quando você a toma de manhã o seu corpo elimina todas as substâncias, a hora que você toma o leite, não faz diferença alguma.
A receita para usá-la é: Ferva um sachê em 500ml de leite e aguarde 24h para tomar.
ATENÇÃO: você ter tomado esse leite com a enzima, não faz com que você possa consumir outro produto que tenha lactose.
A Enzima deixou apenas o leite sem lactose.
Para você poder consumir outras coisas, existe um comprimido que se toma meia hora antes do consumo do derivado de leite.
Fabi, amei receber suas informações. Tenho intolerância à lactose. É horrivel pois quando como ou bebo qualquer coisa com lactose sinto dores fortes, diarréia. Sem contar que a maioria das delícias são feitas com leite e derivados, fico com água na boca! bjus.
gostei muito, tirou minha duvida, descobri que minha filha de 17 anos tem intolerância depois de uma crise muito seria, foi feito exames e la estava intolerância a lactose. obrigada
Oii
Eu ia comprar o leite de cabra mas quando pesquisei no google falava que continha lactose, menos que o de vaca, mas ainda assim continha. Os de cabra que vendem em supermercado também diz que contem lactose. Queria saber se você tem certeza que não tem, pois a minha é muito forte.
Uma pergunta, o comprimido deve ser ingerido normal com água ou deve ser triturado?
oi é a Rita tenho uma duvida, o lacday é pra tomar ou misturar ao leite? e outros alimentos? porque eu tomo mas tenho essa duvida. obrigada
Bom dia!!!
minha filha tem seis anos e tem intolerãncia à Lactose…compro sempre alimentos sem lactose para ela, mas as vezes mesmo assim ela fica com gases e a barriga bastante inchada…gostaria de saber se posso dar o lactosil para ela e como usar…posso dar um comprimido para ela mastigar???
Obrigada,
Geldí
Bom dia! Tenho 40 anos e tive intolerância a lactose de 2012 até final do ano passado, praticamente tudo que continha leite me fazia mal, inclusive algumas vezes até o zero lactose causava alguns probleminhas, porém neste ano noto que estou mais tolerante, tenho comido muita coisa com queijo e leite comuns, sem a enzima, e não tenho apresentado sintomas, só não tive coragem ainda de experimentar um milk shake, rsrs. Na verdade é a segunda vez que tenho essa “janela” , sem sintomas da intolerância. Da outra vez foram 5 anos sem sintoma algum. Alguém mais aqui já passou por isso?
Ola! Descobri a pouco tempo minha intolerância, também me sentia estufada, com dores, um desconforto que desanima a gente, achava que tudo era por conta de problemas como gastrite,finalmente o medico me passou um exame especifico que detectou a intolerância. A principio fiquei triste pois sabia que deveria cortar certas coisas de minha alimentação, ir ao supermercado e encontrar um alimento sem leite é dificillll, ainda estou me acostumando, digo a mainha que ” o mundo é de leite”, mas enfim, não é o fim do mundo ,e muitas pessoas podem conviver com essa “restrição alimentar” . Ainda não fiz uso do medicamento , tenho duvidas se tomo antes , depois, enfim , comprei lacday, desconhecia totalmente como usar, como eram capsulas achei que poderia ingerir , inclusive a moça que me atendeu na farmácia disse isso, meu medico me receitou lactosil e me disse que eu colocasse por cima da comida na hora da ingestão. Estou muito feliz Fabiana em ter encontrado um espaço onde possa contar com ajuda de pessoas que assim como eu são intolerantes a lactose, certa de sua atençao agradeço desde já. Hérika Fabíola.
Paralac, este é o comprido que tomo c/água antes de consumir qualquer produto c/lactose, ele é ótimo!
Sou alérgica a proteína do leite.. enfim sofro demais de dores agudas no intestino, fico de cama dias de tantas dores e diarréia, ainda não tenho controle alimentar, e tomo medicações pra a síndrome do intestino irritável, vc está me ajudando demais..
Foram ótimos os esclarecimentos! Um medico gastro que fui disse que intolerância é coisa de modinha, que não existe na minha idade 44 e bla bla bla, isso porque ele nunca teve um desconforto gastrointestinal.
Bem estranho o comentário do teu médico. Eu fiz o teste e sou o grau máximo de intolerância, passei muito mal depois de tomar o concentrado de lactose no exame. Queria ver se ele acharia isso modinha se acontecesse com ele… Minha pele enche de acne interna quando saio da dieta, basta uma pizza com queijo.
Eu sempre tive intolerância, nunca tomei medicamentos, mas realmente para viajar é uma boa idéia. No meu caso tudo que tem leite tenho diarréia, e dependendo da quantidade, cólicas TB. Mas não me provocar, mesmo sabendo que a consequência será horas no banheiro
Ops. Não me provocar. ;-)
Caramba PRIVO
Descobri que tenho intolerância a lactose a mais ou menos dois meses. Sentia náuseas em diferentes momentos e consultei diversos especialistas para tentar descobri de onde vinha esse mal estar. Por último gastro e foi qdo descobri finalmente. Ele pediu que evitasse produtos com leite e passou medicamento Perlatte(comprimido) para o caso de comer produtos que contenham leite. Não tenho problema com essa dieta. Procurei nutricionista. É bom procurar gastro. Esse medicamento custa entre 90,00 e 110,00 mas ligando para 0800 tem desconto laboratorio e fica em torno de 63,00 a cx com 30 compr. Espero que tenha ajudado.
Olá, Jaciara!
Nos últimos meses comprei o PERLATTE em duas farmácias menores, que não são de rede, porém, deu tudo certo na compra. São os preços mais em conta que achei na internet: R$ 44,50 caixa com 30 comprimidos + 9 grátis, Drogaria Lecer (https://www.drogarialecer.com.br/perlatte-com-30-comprimidosmais30-comprimidos-gratis/86809-01) e R$ 50,19 na Drogaria Nova Esperança (https://www.drogarianovaesperanca.com.br/medicamentos/gastrointestinal/comprar-perlatte-com-30-comprimidos-28841/), Na Ultrafarma também está em conta cerca de R$ 60,00 (http://www.ultrafarma.com.br/produto/detalhes-24008/perlatte-com-30-comprimidos.html). Nas farmácias mais conhecidas, de rede, o preço médio é de R$ 90,00.
Oi sou intolerante e muito. Gostaria de saber se for fazer um bolo e usar todos os ingredientes zero lactose vc sente alguma coisa? Mesmo sendo tudo zero. Na maioria das vezes eu doces e tbm me da enjoo se todo iorgut zero lactose tem q ser meio copo e olha lá passo mal
Boa tarde muito bom ta de parabéns Fabiana.eu descobrir a 8 meses.il
aproveitando qual o melhor lacday ou perlatte??
E eu preciso ser acompanhada por algum especialista pq os nutrientes para cálcio para ossos ?diminuíram tenho que tomar alguma vitamina D??
Aguardo resposta bjo
Todos os leites possuem lactose!
Jamile, sem dúvida o Perlatte. É mais caro, no entanto excelente.
Olá! Na Europa encontro essas mesmas opções?
Oi Fabi sou mtu intolerante e descobri faz pouco tempo!!
Amei suas dicas
Grande beijo
Deus abençoe.
Boa noite, Fabiana. Discordo da sua afirmação de que os leites de cabra não possuem lacstose. Todos os leites de origem animal possuem lactose. Leites artificiais como os vegetais não possuem.
Muito legal a materia.. estava procurando alternativas para uma amiga minha e acabei chegando aqui… ja passei o endereço pra ela ler tbm… Eu moro no EUA e aqui temos algumas opções de leite contendo lactase que eh uma enzima que ajuda a quebrar o açúcar do leite, que eh o problema com pessoas de intolerância, mas ainda nao possuímos esses produtos no Brasil… Fica aqui minha oração pra um dia os produtores de Lactaid (a marca de leite mais famosa aqui fora que tem pra pessoas com intolerância) um dia expanda seu mercado pro Brasil….
Pouco prepotente você, não? Já morei nos EUA 2 vezes e atualmente vivo no Brasil, país onde ja ha alguns anos existem opções de produtos com baixa lactose ou ate mesmo sem lactose. De fato 10 anos atras as opções eram reduzidas. Mas ha pelo menos 5 já existem leites sem lactose, cremes de leite sem lactose, iogurtes sem lactose, requeijao sem lactose….ou seja, completamente infudada sua alegação, alem de prepotente por afirmar residir nos EUA e ter uma realidade diferente. Menos amigo, bem menos. Aqui nao há Lactaid. Sempre que precisei consegui viajando ou comprando no Ebay. No entanto já Prolac, Lactosil, Lac Day….
Por que vcs nao falam a real consequencia da lactose para quem eh intolerante? Todo mundo tem vergonha de dizer, aí acaba dizendo “desconfortos”. Poxa, fala que a principal consequencia eh DIARREIA e pronto pô.
Nem todos que são intolerantes a lactose tem diarreia. Comigo é o contrário, intestino preso devido aos gases e muito desconforto no estômago.
Eu tambem sou asssim ,sofro bastante as veses a enzima bao funciona.
Boa noite, gostaria de saber se há níveis de intolerância, fiz o exame de sangue e deu em jejum o número 79, depois de 30 minutos que tomei a lactose para o exame, deu 101, e depois de mais 30 minutos baixou para 87, o médico falou que deveria ter dado 109 pra cima, no 101, então sou intolerante. Você teve um número parecido Fabiana?
Entendi nada.
Eu tomo lacday e mesmo assim eu me cago todo depois de beber leite. Acho que estou com câncer
Meu exame de sangue deu bem no limite. Uma médica disse que eu não tinha intolerância, enquanto outra me considerou intolerante. Sempre tive muitos gases, mas de 4 meses pra cá comecei a sentir mta dor que a princípio pensei que era estômago (mas minha endoscopia deu gastrite leve, a médica disse que não justificaria tanta dor que sinto), pois a dor é na parte superior do abdomen, fico super empachada, arrotando muito. Só que não tenho diarreia. Isso é possível? Ser intolerante sem ter diarreia? E geralmente passo diasss com a dor abdominal até melhorar de novo. E nem sempre tudo que como com leite fico assim. Ainda tenho dúvidas se tenho intolerância ou não… O que você acha?
Oi Fabi tenho lactose e descobri a 2 anos mais tomei lacdey ontem uma HR depois que fui comer a pizza e passei mal com diarréia estômago ruim gases.preciso tomar na hora de comer?
Fabi, foi um prazer ler seu relato. Descobrimos que minha filha tem intolerância. Ao saber também tive o mesmo pensamento que vc, de que saber o q provocava mal estar tão grande na pequena foi descoberto e ela pode superar tudo isso com o tempo. Pena que ainda não podemos ir buscar esses remédios. Abraços!
Faby ,minha filha é celíaca e pela terceira vez estamos e tendo problemas com a lactose, muita cólica …
Alguém já passou por isso , essa intolerância voltar várias vezes?
No meu caso sou intolerante mas nem mesmo o lacday ou os 0 lactose adiantatam…. mas tomo leites vegetais e nem sabia que leite de cabra não contem lactose Obg pelas informações
Quero saber se vc tem um cardapio alimentar semanal pra quem tem intolerancia lactose
Quanto posso ingerir de lactose para um comprimido de Lacday?
O queijo de cabra e ovelha possuem lactose sim!
O processo de fabricação diminuiu essa quantidade, assim como acontece com os queijos feitos com leite de vaca, mas eles ainda continuam a ter lactose
Oi Fabi!
Me chamo Sandra, tenho 48 anos e recentemente fiz diagnosticada com intolerância a lactose, e sou uma pessoa apaixonada por café com leite, queijos…. Mas tenho percebido que algumas coisas me dão reação quase que imediatamente, e outros não. Tipo, leite, manteiga é instantâneo, preciso de um banheiro desocupado com urgência.
Tuas dicas me deram uma boa noção de como me prevenir e passar a conviver bem com minha intolerância.
Obrigada!
Bom dia Fabi, fui diagnosticada agora com intolerancia, ainda nao sei como tomar a medicação, uns dizem na hora de ingerir alimentos com lactose e outros dizem meia hora antes, o medico mandou tomar, só isso, e não tewnho diarreia, tenho gases e vomitos, pode me clarear as ideias? bjs
A médica me receitou o perlatte porém tenho até mais enjoos quando tomo antes de comer alguma coisa aí é vômito e número 2 Estou super triste e perdendo o pouco peso que tenho pq minha intolerância é alta também
Tenho intolerância e faço dieta, tudo sem lactose. Uso lacday tb quando preciso. Mas quase todos os medicamentos tem lactose, será que se eu tomar o lacday antes do remédio ajuda ? Me fazem muito mal os medicamentos que contém lactose
Interessante, aprendi bastante.. Muitas pessoas desenvolve a intolerância a lactose naturalmente, outras por acidente em que se machuca a barriga e a parte intestinal. Tbm há pessoas que desenvolve a intolerância após uma infecção intestinal, creio quem teve a bacteria H pilory.
Vi uma matéria uma vez, dizendo que queijos curados feitos com leite de vaca tem menos lactose. Há bastante tempo tenho uma dúvida que não encontrei na internet, após o almoço, estando com a barriga cheia, pode tomar o lacday ou o lactosil, vai funciona da mesma forma, ou deve esperar primeiro fazer digestão?
Meu grau de intolerância a lactose é altíssimo, demorou anos para ser diagnosticada. O Lacday, perllate e outros não funcionam . Tenho os mesmos sintomas, prefiro evitar, para não passar fome fui na nutricionista.
Foi ótimo você esclarecer que o leite de cabra e ovelha não contém lactose, vou ver se consigo encontrar. Não vou em festinhas mais. E detalhes, os alimentos 0 lactose também não funcionam.
Muito obrigada ♥️
Meu grau de intolerância a lactose é altíssimo, demorou anos para ser diagnosticada. O Lacday, perllate e outros não funcionam . Tenho os mesmos sintomas, prefiro evitar, para não passar fome fui na nutricionista.
Foi ótimo você esclarecer que o leite de cabra e ovelha não contém lactose, vou ver se consigo encontrar. Não vou em festinhas mais. E detalhes, os alimentos 0 lactose também não funcionam.
Muito obrigada ♥️
Cida, todo leite animal contem lactose, esses que você citou contém menos que o leite de vaca, porém ainda contém.
Boa tarde! Sou intolerante a lactose! Gostei d+ d saber mais, conhecer mais sobre o assunto aq c tds vcs! Queria acrescentar algo além disso q descobri pouco antes d eu descobri a intolerância a lactose! Talvez muitas pessoas n sabem ou ninguém sabe d q vou dizer, são muitos comentários aq, n li TDS, n sei se alguém já se pronunciou aq! A questão é: DESCOBRI QUE NÃO POSSO COMER FEIJÃO INTEIRO! PORQUE DA CASCA! PRECISO BATER NO LIQUIDIFICADOR ATÉ SUMIR TDA CASCA, AÍ SIM, POSSO COMER! VCS N VÃO ACREDITA NISSO: HJ TENHO 31 ANOS, SOFRI DESDE MINHA INFÂNCIA COM BARRIGA INCHADA DE ROLAR D DOR E N CONSEGUIR FICAR EM PÉ! EU CHORAVA, ISSO ERA 24 H C DOR FORTE! NÃO TINHA PRAZER DE SAIR D CASA PORQUE DOIA MUITO! PARECIA FACA ME FURANDO POR DENTRO E AS VEZES ATACAVA ATÉ O CORAÇÃO! ERA TERRÍVEL, NÃO DÁ P DESCREVER COMPLETAMENTE A TERRÍVEL DOR Q EU SENTIA! FICOU CURIOSO COMO DESCOBRI Q EU NÃO PODIA COMER FEIJÃO INTEIRO?? ME CHAMA NO MESSENGER Q EU LHE CONTO! MESSENGER: EDILENI JAIRO
Obrigada por esclarecer muitas coisas, como por exemplo: tomo leite 0 lactose e mesmo assim tenho enjoos. Agora sei que podem conter as enzimas nele.
Lucre mais e dê um UP! nas suas vendas e captação de clientes com um link de Whatsapp!!
https://whats.link
Não tem jeito posso ler em outros sites, mas sempre volto
aqui para confirmar se a informação esta correta. Obrigado
pelas informações.
Faby ,minha filha é celíaca e pela terceira vez estamos e tendo problemas com a lactose, muita cólica …
Alguém já passou por isso , essa intolerância voltar várias vezes?
Sobre esses leites sem lactose do mercado, são confiantes ?
Aqui é a Larissa Ferreira De Araujo, gostei muito do seu
artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.