Como todo ano, quando o Oscar se aproxima, eu faço questão de ver todos os filmes que estão concorrendo. AMO cinema, e adoro me sentir uma das juradas, e votar, e fazer bolão, essas coisas.

Depois que eu ver todos, farei uma lista das minhas apostas para o Oscar, mas já vou comentar 2 que assisti e AMEI.

divisoria_08

JOY

 

joy

O filme é protagonizado pela Jennifer Lawrence, que deu um SHOW de atuação. Ela está concorrendo ao Oscar de melhor atriz, mas ainda é cedo para dizer se merece ganhar, uma vez que ainda preciso ver os outros filmes. Gostei que ela saiu do óbvio, e fez o papel de uma mãe, divorciada e com dois filhos, o que normalmente não é o papel característico dela, até por ter apenas 26 anos.

A biografia de Joy Mangano, dirigida por David O. Russel, conta a história de uma milionária americana que construiu tudo que conquistou do zero. Desde pequena, ela gosta e tem talento para invenções, mas nunca é levada muito a sério por sua família. Não quero contar muitos detalhes para não perder a graça, mas o que eu mais amei na história foi sua resiliência, persistência, e garra, que mesmo diante de mil dificuldades, não desiste. Um exemplo de mulher, saí do filme querendo “ser ela” hahaha. Vale muito a pena assistir e se espelhar nessa mulher de fibra. É muito bom quando o cinema retrata mulheres poderosas, pois na maioria das vezes é sempre o contrário né?

divisoria_08
A GRANDE APOSTA

TheBigShortCSHeader

O elenco é maravilhoso, com Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling e Steve Carell. O filme, que está concorrendo a 5 oscars, conta a história da crise imobiliária americana, e dos poucos que conseguiram ganhar uma fortuna diante da situação. Christian Bale interpreta (maravilhosamente bem) o Michael Burry, que controla um fundo de médio porte e percebe que a crise irá atingir a “bolha” imobiliária americana 2 anos antes dela de fato acontecer. Ele então resolve apostar contra o mercado imobiliário, e é ridicularizado por todos os bancos. Apenas alguns mais espertos sacaram que ele estava certo e também tomaram essa atitude. Assim, esses foram os poucos que conseguiram fazer uma fortuna diante do estouro da bolha imobiliária americana, em 2007.

Adorei a forma em que o filme é contado, onde de vez em quando, os atores olham para a câmera e falam com a gente! Também amei que o filme tem um tom de comédia, mesmo se tratando de um assunto tão sério. Fui com o meu marido, que trabalha no mercado financeiro, e perguntei alguns termos para ele, mas o legal é que ao longo do filme, eles colocam pessoas famosas de diversos setores para explicar os termos, tornando a compreensão bem mais fácil para quem não é desse mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=R0aKPegDWHY

divisoria_08

Tenho uma quedinha especial por filmes que são baseados em históris verídicas e fatos reais. Ambos são. Difícil MESMO dizer qual eu gostei mais. Acho que  “A Grande Aposta” foi contado de maneira mais ousada, mas curti muito e me identifiquei muito com a história e a personagem Joy. Ai… Não consigo dizer qual escolheria? E agora? Bom… minha dica é: VEJAM OS DOIS! Imperdíveis! :)

E vocês, tem outras indicações de filmes para me fazer? Vou amar trocar idéias aqui nos comentários com vocês!

Beijinhos,

Fabi