A insônia, na maioria das vezes, é motivada pelas ansiedades e tensões da vida moderna. Normalmente é possível encontrar razões simples para insônia, como, um estilo de vida sedentário, hábitos alimentares ruins, o alto consumo de bebidas estimulantes como chá ou café, uma cama desconfortável ou alguma dor física. Portanto, o simples ato de praticar mais exercícios, fazer refeições mais saudáveis principalmente a noite, achar o tipo de colchão apropriado e assim por diante, pode ser tudo o que é necessário para acabar com a insônia.

 

A aromaterapia pode ser muito útil na ajuda contra a insônia. São diversos os óleos que podem induzir o sono de maneira segura e natural. As melhores formas de utilizar esses óleos aromatizados são em banhos, massagens, sprays para o ambiente, ou mesmo pingando algumas gotas sobre o travesseiro. São métodos simples, porém muito eficazes.

 

Separei algum dos óleos essenciais mais utilizados pra ajudar você:

 

 

O óleo de lavanda é um excelente relaxante, tem ação calmante, sedativa e reconfortante no sistema nervoso.

 

 

O óleo essência de manjerona é muito reconfortante, suas propriedades sedativas o tornam um ótimo tranquilizante.

 

 

O óleo essencial de Ylang-Ylang é muito eficaz sobre o estresse, depressão e insônia.

 

 

O óleo essencial de laranja é um sedativo suave, que alivia a tensão nervosa e o estresse.

 

 

O óleo essencial de Vetiver é calmante e bom para o estresse, depressão e insônia.

 

 

O óleo essencial de Camomila alivia a tensão e a ansiedade, também é um ótimo tranquilizante para a mente e o corpo.

 

Os óleos podem ser utilizados de várias maneira, mas uma maneira simples e rápida de ser usada é logo depois do banho, com o corpo ainda úmido.

Em um recipiente coloque água morna e acrescente 4 gotas do óleo essencial, em seguida mexa bem e despeje sobre seu corpo.

 

Outra sugestão é diluir o óleo em creme ou gel neutro e massagear em movimentos suaves os pés, mãos, nuca e ombros, longo sentirá os efeitos benéficos do óleo.

 

Dica importante: Cuidado, alguns óleos podem irritar a pele, portanto, pessoas com peles sensíveis devem diluir os óleos antes de misturá-los à água. Eles podem ser diluídos em óleos vegetais, mel e leite.

 

O que acharam das dicas? Vocês costumam usar óleos?

 

Beijinhos,

 

Fabi