Correr é um ótimo exercício, pois, além de queimar boas calorias, pode ser praticado em qualquer lugar. Não existem desculpas: a única coisa que você precisa é de um bom par de tênis.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que está super a fim de começar a correr.

Primeiro de tudo, antes de se aventurar e sair correndo por aí, realize uma avaliação médica e física para ver se a saúde está ok.

 

Antes de correr, caminhe para seu corpo ir se adaptando.

 

Alterne a corrida com atividades que proporcionem um trabalho muscular mais intenso como, por exemplo, a musculação.

 

Nos primeiros treinos, prefira correr em solos sem desníveis, subidas ou descidas. Nesses terrenos, o impacto sobre as articulações é menor e a corrida é mais segura. Depois de algum tempo, os diferentes tipos de pisos e as inclinações funcionarão como um estímulo, aumentando a intensidade do treino.

 

Na hora da compra do seu tênis, não se deixe levar pelo modelo mais bonito. O importante é escolher o calçado mais adequado à anatomia do seu pé e a sua pisada. O tênis também precisa ter um bom sistema de amortecimento, pois assim as chances de lesões nos joelhos, tornozelos e quadris diminuem bastante.

 

Escolha roupas leves e confortáveis para correr. Prefira os tecidos que facilitam a transpiração.

 

Sempre aqueça e alongue antes e depois da corrida.

Use um monitor cardíaco para controlar melhor a intensidade das corridas. A frequência cardíaca pode variar entre 60% e 80% da frequência máxima. Existe um cálculo que pode facilitar a sua vida na hora de estabelecer o nível ideal. O primeiro passo é descobrir qual é a sua frequência cardíaca máxima, o que você pode fazer subtraindo a sua idade de 220. Depois, basta multiplicar esse número pela frequência em que você quer treinar. Uma mulher de 30 anos que quer treinar na frequência dos 70%, por exemplo, fará a seguinte conta: 30 – 220 = 190. Então, 190 é a sua frequência cardíaca máxima. Daí, 190 x 70% = 133 bpm. Esse é, portanto, o nível em que ela deve treinar.

 

Durante a corrida, a hidratação é fundamental. O aconselhado é que a pessoa beba 200 ml de água, o equivalente a um copo médio, a cada 15 minutos correndo.

 

Alimente-se bem antes e depois dos treinos. Uma refeição balanceada proporciona mais energia e disposição para a corrida.

Gostaram das dicas?

Beijinhos,

Fabi