Seja muito bem-vindo outubro!

Hoje começou o mês de outubro, mês da campanha anual de prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa e praticado no mundo todo.

 

A campanha foi criada na década de 90 nos EUA e tem como objetivo alertar as mulheres sobre os riscos e a importância de um diagnóstico precoce. Ao longo do mês, veremos diversas ações de conscientização, prevenção e apoio a causa.

 

Existem inúmeros tipos de cânceres de mama, mas sabe-se que para todos eles o diagnóstico precoce da doença e o tratamento iniciado nos primeiros estágios, é muito mais eficazes.

 

Entrando no clima, a nossa equipe se uniu e separou algumas dicas para você entender e praticar regularmente o autoexame da mama.

 

As mulheres na faixa etária entre 45 e 55 anos, período em que normalmente ocorre a menopausa, são as mais propensas a desenvolver um tumor na mama. Durante este período, é indicado que estas mulheres realizem a mamografia todo o ano e faça o autoexame regularmente.

 

Você tem o costume de fazer o autoexame em casa? Para as mulheres dessa faixa etária, é indicado que o faça pelo menos uma vez ao mês , na semana seguinte após o término da menstruação. Para as mulheres que já entraram na menopausa, o exame deve ser realizado também regularmente, mantendo sempre uma data específica todo o mês.

 

Para fazer o autoexame você deve se posicionar em frente ao espelho, com uma das mãos atrás da nuca e com a outra, apalpar as mamas suavemente com os dedos, observando se há algumas alteração visível tanto na pele, como no formato da mama.

 

Lembrando que o autoexame não é um método diagnóstico de câncer de mama, por isso não substitui exames como a mamografia. Ele é apenas uma ferramenta para autoconhecimento do nosso corpo e porventura, detectar qualquer alteração.

 

E claro, procure sempre um médico para lhe orientar da melhor maneira!

 

Apoie você também essa causa, compartilhe dicas e faça exames regularmente!

Se você não faz parte dessa faixa etária, compartilhe com as amigas, mães e outras mulheres, para lembra-las da importância de nos cuidarmos.

 

Beijinhos,

Fabi